Atendimento
Atendimento ao cliente: +55 11 3405-7800
Área do Cliente
  Área do Cliente    
EMDOC
MENU
x Home Empresa Diferenciais Publicações Serviços Eventos Boletins Escritórios Fale Conosco

Vacina contra a febre amarela para viajantes brasileiros

Durante a preparação para uma viagem a outro país, muitas dúvidas aparecem. Uma delas costuma ser sobre vacinação. A fim de evitar possíveis epidemias em seus territórios, diversos países exigem que o estrangeiro apresente um Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP). Atualmente, a maior preocupação do brasileiro está relacionada à vacina contra a Febre Amarela.
 
 
Um surto da doença no Brasil, que já era considerado uma área de risco, deixou os outros países em alerta. De dezembro de 2016 a março de 2017, foram confirmados 448 casos no território nacional, com 144 mortes. A Febre Amarela é definida pela OMS, Organização Mundial da Saúde, como doença hemorrágica viral aguda, transmitida por mosquitos infectados (Haemagogus, Sabethes e Aedes aegypti). Dentre os principais sintomas são febre acompanhada de calafrios, dores de cabeça e muscular, náuseas e icterícia. Nos casos mais críticos, pode causar doenças cardíacas, hemorrágicas e renais.
 
Países como Nicarágua, Equador, Venezuela, Colômbia e Panamá passaram a exigir a vacinação de viajantes brasileiros após o surto. Muitos outros países já exigiam anteriormente, mas redobraram a atenção. Para ver a lista completa, acesse o site da OMS através deste link.
 
Desde julho de 2016, a OMS não exige mais uma segunda dose da vacina de Febre Amarela após a validade de 10 anos. A organização afirma que, com apenas uma dose, o indivíduo está imune para a vida toda. Todavia, aconselhamos que o melhor é estar com a vacina em dia. Não há como garantir que não haverá problemas ao apresentar um certificado com mais de 10 anos.
 
Dicas ao viajantes:
 
- A vacina deve ser tomada com dez dias de antecedência, pelo menos;
- É muito importante possuir um seguro de saúde internacional;
- Mesmo que o país não exija a vacina, é sempre bom prevenir.
VOLTAR
Fale ConoscoFALE CONOSCO
ATENDIMENTO AO CLIENTE Um canal aberto para sugestões, críticas e elogios.
E-mail: emdoc@emdoc.com - atendimento@emdoc.com
Tel.: +55 11 3405-7800
EMDOC - Mobilidade Superando Fronteiras R. Luis Coelho, 308 - Térreo
São Paulo / SP - Consolação - 01309-000
Tel.: +55 11 3405-7800
Fax: +55 11 3405-7868
ATENDIMENTO AO CLIENTE
Um canal aberto para sugestões, críticas e elogios.
E-mail: emdoc@emdoc.com - atendimento@emdoc.com
Tel.: +55 11 3405-7800

R. Luis Coelho, 308 - Térreo
São Paulo / SP - Consolação - 01309-000
Voltar para o topo